Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Disse Jesus: «Jovem, Eu te ordeno: levanta-te». O morto sentou-se e começou a falar; e Jesus entregou-o à sua mãe.

 
Chegamos ao ponto alto da cena evangélica. O milagre da ressurreição do jovem e a recuperação da alegria da mãe e de todos. O convite de Jesus surge na forma imperativa: ‘levanta-te’. É uma ordem. Esta é diferente doutras narrativas de milagres onde alguém faz um pedido concreto para que o milagre se realize. Neste caso ninguém pede; a desolação é total que nem vale a pena pedir vida para quem já morreu! É Jesus que a oferece! Puro dom! Os sinais vitais: sentar-se, falar, a relação com a mãe, evidenciam a força da Vida que só Deus concede. A Vida vence amorte.
 
MEDITAÇÃO
Jovem ou não tanto, também são para mim estas palavras de Jesus. Levantar-me e recomeçar avida é tarefa e desafio que me são confiados sob a mesma forma de ordem. Ninguém se pode demitir. Viver é compromisso. Viver é dom, tantas vezes ameaçado por índices de morte disfarçada que nos atiram para ‘cortejos fúnebres’ que só deixam o sabor do vazio e da solidão. Levantar-me, comunicar, relacionar-me com as pessoas e com Deus, é o caminho da ressurreição; é o caminho da Vida que Jesus nos comunica. Só Ele é o garante e o autor deste processo de salvação.
 
ORAÇÃO
Senhor Jesus, acolho o teu convite a levantar-me e a recomeçar. Sinto que não tenho força, e nem sequer muita vontade. Mas sei que não sou eu a conseguir tal feito; é obra da Tua graça, do Teu amor, da Tua vida a mudar a minha vida. É verdade que não forças nunca a minha liberdade; preciso de querer e acreditar na Tua Palavra, no Teu convite, no Teu desafio. Senhor, restitui-me à Vida; uma vida autêntica porque cheia de amor e de verdade, porque cheia de Ti. 
 
ACÇÃO
Identifico os ‘sinais de morte’ que tocam e impedem de viver com mais sentido, alegria e aberturaa Deus e aos outros. Procuro transformá-los em sinais de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário