Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Visitação de Maria a sua Prima Isabel


Estamos no último dia do mês de maio, mês em que nos dedicamos para meditar mais na Igreja sobre a pessoa de Maria, aquela que é modelo para cada um de nós para que possamos cada vez mais ser Igreja.
Hoje celebramos com toda a Igreja a festa da Visitação de Nossa Senhora. A Santíssima Virgem é esta que parte do norte de Israel, duma região chamada Galileia, cidade de Nazaré e vai, às pressas, para o sul de Israel, a uma região da Judéia, à cidade de Ein Karem, percorrendo cerca de 150 a 180 km, a maior parte, em cima de um burrinho.
Mas é preciso entendermos (e o profeta Sofonias nos lembra muito bem disso) que o centro dessa festa não é a visitação, para o Cristo Jesus que está sendo gerado no seio da Virgem Maria, aquele que é a divina misericórdia do Pai para a humanidade; por isso que  o referido profeta nos dá uma sacudida: “Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal”.
Em outras palavras, Sofonias está nos dizendo: Saiamos deste marasmo de vida que estamos levando! Levantemos e vamos ao encontro dos outros para servir! Paremos de reclamar tanto da vida, somente olhando para os problemas e para as dificuldades e vamos olhar de forma diferente, ou seja, através dos problemas e das dificuldades, nos perguntando o que podemos aprender de tudo isso… Como podemos crescer mais e nos santificar.
Isabel, esposa de Zacarias, é esta que possui uma casa no alto da cidade de Ein Karem, sobre uma montanha; é uma outra casa que o casal idoso possui; certamente nesse local é mais fresco o clima para aquela que está no sexto mês de sua gravidez,  à espera do filho João Batista. A casa onde João Batista vem a nescer é outra, próxima desta casa da visitação, a casa primeira de Isabel e João Batista.
Isabel está grávida, certificada de que não é amaldiçoada por Deus – concepção que tinham as pessoas quando não podiam ter filhos; ela era estéril. Contudo, ela estava certificada  disso em sua mente, mas não em seu coração. Era preciso que ela trouxesse isso para o seu coração – o fato de ser amada por Deus – para que pudesse ser curada e, consequentemente, seu filho João pudesse nascer forte para a missão: na sua dimensão física, psíquica e espiritual.
Se Maria vai para servir Isabel nas atividades domésticas, isso é o menos relevante, apesar de toda a importância que isso possui: o serviço. Porém, antes de tudo, Isabel deveria ser servida por algo muito mais importante naquele momento da sua vida: ela precisava ser visitada pelo mistério, que é o próprio Deus, que Maria estava gerando e trazia em seu seio.
Nossa Senhora vai ao encontro da prima para levar o mistério, que é o próprio Deus. Quando Isabel recebe a visita do mistério em sua casa, ela fica cheia do Espírito Santo. Por isso, precisamos nos perguntar: nós estamos levando o mistério, que é Deus, que está em nós, desde o dia do nosso batismo, para as pessoas, principalmente para aquelas que mais precisam, a exemplo de Isabel? Quem nós estamos levando: Deus ou nós mesmos, a começar pelo nosso pior, muitas e muitas vezes?
A Santíssima Virgem Maria não vai servir como empregada doméstica! Não vai para os afazeres domésticos, como prioridade de sua visita; ela vai para levar o mistério, Deus, seu amor, para o coração de Isabel.
Quantas pessoas estão como Isabel e precisam de uma visita de Jesus, hoje, através de nós, com Maria. O que podemos fazer hoje por aqueles que sofrem, aqueles que precisam de uma visita? Com certeza, estas pessoas precisam muito mais de Deus do que de remédio.
Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova 

terça-feira, 25 de maio de 2010

UM CHAMADO




Vem e Segue-me

Aeternum Dei

Composição: Willian Alves / Paulo Roberto Alves Filho


Vem e segue-me, sou teu senhor 
e quero fazer ecoar em ti a minha voz,
Fazer de você um profeta entre as nações 
para que todos meus amados conheçam meu amor.

Conheço você filho meu por inteiro suas limitações e fraquezas,
Por isso te chamo porque és importante para mim tu és precioso.
Esta é a sua vocação anunciar o meu nome 
e dizer aos meus eleitos que na cruz
Está o sinal para a ressurreição 
e a jubilosa entrada para o meu reino. 
você faz parte deste reino 
e o meu chamado a você e deixar tudo, sem medo, 
verás a minha glória não temas por isso venha ti dizer, 
vem e segue-me.



segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dia 24 - Dia de Nossa Senhora Auxiliadora


24 de maio: MARIA AUXILIADORA DOS CRISTÃOS
Padroeira principal da Sociedade de São Francisco de Sales, 
do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e de toda a Família Salesiana.

Em muitas ocasiões, ao longo da história, o povo cristão experimentou a proteção da Virgem Maria.
     O título de Auxiliadora dos Cristãos, que Dom Bosco quis associar ao de Maria, Mãe da Igreja, quer indicar a intervenção de Maria nas dificuldades da vida pessoal, da Igreja e de toda a família humana.
     A celebração litúrgica foi instituída por Pio VII, em ação de graças pela intervenção de Nossa Senhora num período difícil da história da Igreja. Afastado violentamente de sua sede em Roma, mantido na prisão por cinco anos, o Papa tinha implorado o auxílio de Nossa Senhora e convidado o povo cristão a dirigir-se a ela. Contra toda a expectativa, ele voltou livre para sua cidade

 no dia 24 de maio de 1814.
     A devoção a Maria Auxiliadora, que recebeu grande impulso por obra de São João Bosco, continua a ser propagada no mundo pela Família Salesiana que reconhece e invoca Maria Auxiliadora, como sua principal Padroeira.

sábado, 22 de maio de 2010

CÍRIO PASCAL

Na noite da vigília pascal (50 dias atrás), aclamamos Cristo nossa luz e acendemos o círio pascal. 
A luz do círio nos acompanhou nestes cinquenta dias.
Hoje (domingo), dia de Pentecostes, ao concluir o tempo da Páscoa, o círio é apagado.
Este sinal nos é tirado para que, educados na escola pascal do mestre ressuscitado, 
nos tornemos a "LUZ DE CRISTO" que se irradia, como uma coluna luminosa que passa no mundo,
para iluminar os irmãos e irmãs e guiá-los no êxodo definitivo rumo ao céu. CRISTO, LUZ DO MUNDO.








Dignai-vos, ó Cristo, acender nossa lâmpada da fé; 
que em vosso templo elas refuljam constantemente, 
alimentadas por vós, que sois a luz eterna; 
que sejam iluminados os ângulos escuros do nosso espírito 
e sejam expulsas para longe de nós as trevas do mundo. 
Vós que viveis e reinais para sempre. 


AMÉM

terça-feira, 18 de maio de 2010

Auxiliadora de Dom Bosco e Mazzarello

A devoção de Dom Bosco por Nossa Senhora Auxiliadora foi tão grande a ponto de dizer que em sua vida foi "ELA QUEM TUDO FEZ".

Ele vendo a necessidade de criar um grupo da família salesiana para cuidar das meninas que também estavam perdidas, funda então junto com a jovem Maria Domingas Mazzarello um grupo de Irmãs que terão como nome Filhas de Maria Auxiliadora. Sendo assim a congregação será um presente seu a Mãe, Mestra e Guia.

Neste site http://carmopastoral.blogspot.com/ você pode saber um pouco mais sobre Santa Maria Domingas Mazzarello e o trabalho das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil...

Boa leitura.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Maria, Mãe e Mulher
















terça-feira, 11 de maio de 2010

IMAGINEMOS MARIA


































































segunda-feira, 10 de maio de 2010

Pra minha Mãe


Não é simples como as coisas acontecem?

Uma mulher nasce, vive sua infância e as fantasias inocentes que por todas as crianças são vividas. Depois, ela amadurece, começa a trabalhar e conhece um homem, com quem repartirá diversos momentos de sua vida.

Ele é sua alma gêmea?

Não, mas terá a mesma alma gêmea que ela. Isso ocorre quando lhes é enviado um filho, o fruto do amor dos dois.

Um filho planejado? Esperado? Não importa;

Menino ou menina? Tanto faz;

E se tiver alguma deficiência? Isso não muda nada, por que ali está a alma gêmea dos dois, e é na família formada por esses seres, que se encontra um verdadeiro triângulo amoroso, onde uma criatura, ainda pequenina, sem qualquer entendimento do que ocorre ao seu redor, é o centro, o norte, o ponto que mantém um casal apaixonado juntos, transformado a paixão em amor, que passa a ser dedicado ao filho, o X de seu universo a partir de então.

Este filho cresce, se torna uma pessoa educada, dá orgulhos aos seus pais, mas e se não desse? O amor seria menor? Não! Porque ali se encontra o ponto chave, a alma gêmea destes pais que lutam dia após dia, esperando se tornarem desnecessários na vida daquele ser, agora não mais inocente e pequenino, mas alguém que ama a seus pais mais do que a si mesmo e vê neles não apenas o seu sangue, mas o seu espírito. São laços eternos, divinos; É o que faz um filho dar sua vida por seus pais sem êxito, ao mesmo em que os pais morreriam por seu filho.

Por isso não acredito que tudo isso finde neste mundo, os laços são eternos, são divinos, os olhos são capazes de dizer que o amor é verdadeiro, que é maior do que palavras, presentes e riquezas podem demonstrar, não é entendível, é somente para sentir, por isso

Apenas sinta

Te amo mãe! Muito mais do que a mim mesmo...


Autor: Iago Bruno Gonçalves